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Raízes Nórdicas e Ação Cidadã: professora da Suécia apresenta conceito de "Action Competence" no Brasil

  • Foto do escritor: Lorena Tárcia
    Lorena Tárcia
  • 26 de nov.
  • 2 min de leitura

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Em uma visita ao Brasil, a professora da Jönköping University (Suécia), Renira Gambarato, parceira dos projetos Confabulando e Educação Transmídia, destacou o conceito de Competência de Ação (Action Competence) em uma palestra realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


A participação da pesquisadora ocorreu no dia 7 de outubro de 2025, durante o terceiro encontro da Rede SIMM, sediado no Auditório Carangola. O evento teve como foco a discussão de eixos cruciais para o futuro: desinformação, inteligência artificial e futuro sustentável.


Gambarato, que é professora titular de Mídia e Comunicação e tem vasta pesquisa em Transmedia e Storytelling e Jornalismo Transmedia, foi recebida para dialogar sobre a relevância da Competência de Ação em um mundo crescentemente complexo.


O conceito de Competência de Ação


A Competência de Ação ou Para a Ação é um conceito com raízes nos países nórdicos, predominantemente na Dinamarca e na Suécia, e embora seja um tema explorado nessas regiões, a literatura sobre o assunto em outras partes do mundo utiliza, muitas vezes, outras terminologias para se referir a ideias similares.


O conceito foi sugerido inicialmente no início da década de 80 por dois professores, tendo como foco a educação ambiental. No final da mesma década, a ideia se expandiu, passando a incorporar questões de coesão social e democracia.


Elementos Centrais


O propósito central da Competência de Ação é o desenvolvimento de métodos educacionais que incentivem a participação ativa de estudantes na sociedade, focando no desenvolvimento do pensamento e na participação social democrática.


A Competência de Ação envolve a participação e a contribuição dos diferentes grupos sociais nos processos de tomada de decisão, tanto sociais quanto políticas, visando o bem-estar coletivo.


Competência de Ação e Sustentabilidade Social


A literatura contemporânea enfatiza a relação direta entre a Competência de Ação e a sustentabilidade social. Essa dimensão da sustentabilidade, frequentemente menos estudada, pesquisada e definida entre as três (econômica, ambiental e social), tem a sua consolidação reforçada por este conceito.


A sustentabilidade social, no contexto da Competência de Ação, realça a promoção do bem-estar em diversos níveis, não apenas em aspectos materiais (como moradia ou transporte), mas também em questões de saúde mental e saúde emocional.


Na revisão de literatura apresentada pela pesquisadora, o conceito também demonstrou forte conexão com:


  • Questões de equidade e justiça.

  • Igualdade de gênero e empoderamento de grupos marginalizados.

  • Participação democrática.

  • Educação para o desenvolvimento sustentável.


A vinda de Gambarato ao Brasil sublinha o esforço de internacionalização e diálogo do grupo MediaAção, que contou com o suporte da FAPEMIG, do CNPq e da UFMG para a realização do evento.


Para acessar o episódio completo e saber mais sobre as atividades do grupo, o MediaAção mantém um site oficial (https://mediaacao.com.br) e está ativo nas redes sociais, incluindo Instagram (@mediaacaoufmg) e TikTok (@grupo.mediaacao).


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