
Conheça nossa equipe
Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre as pessoas que fazem parte do Confabulando. Nossa equipe é formada por profissionais dedicados e comprometidos com a educação e o desenvolvimento de conteúdos educacionais inovadores.
Nossa equipe é transnacional e transcultural, ou seja, apesar da base no Brasil, contamos com integrantes de diversos países, instituições e culturas.
PROJETO I
Educomunicação transmídia para a sustentabilidade em contexto de crise climática: aplicações em escolas públicas
Coordenadora geral:
Geane Carvalho Alzamora (Universide Federal de Minas Gerais)
Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Comunicação Social, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, membro da Comissão Coordenadora do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, membro da Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG e membro da Comissão Proponente da Cátedra em Desinformação na Era da Inteligência Artificial do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Foi vice -coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG no biênio 2016-2018 e coordenadora do Núcleo de Assessoramento da Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG entre 2021 e 2024. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq Nível 2) desde 2013, líder do grupo de pesquisa em Mídia, Semiótica e Pragmatismo – MediaAção (CNPq/UFMG) e cofundadora da Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas (Rede SIMM)
http://lattes.cnpq.br/8572132339129140
EQUIPE
Pesquisadores
Leonardo Antunes Cunha
Proposição e supervisão da proposta metodológica nas escolas; supervisão
dos produtos didáticos; participação presencial nos experimentos
didáticos e na missão de trabalho na JU; responsável pela oficina
literária; produção bibliográfica.
http://lattes.cnpq.br/9110020446893393
Lorena Peret Teixeira Tárcia (IEC Puc Minas)
Proposição das ações de divulgação científica; organização
da proposta metodológica em escolas; elaboração de produtos didáticos;
participação presencial nos experimentos didáticos,sistematização e análise de dados; produção bibliográfica
http://lattes.cnpq.br/6726147601924939
Luciana Andrade Gomes (Pontifícia Universidade Católica Mídias)
Realização de grupo focal com estudantes e entrevistas com professores;
aplicação e análise de questionários com estudantes, entrevistas de
avaliação com professores; elaboração de produtos didáticos; participação
presencial nos experimentos didáticos e na missão de trabalho na JU;
sistematização e análise de dados; produção bibliográfica.
http://lattes.cnpq.br/0753812212435182
Colaboradores
Aline Homssi
Desenvolvimento de ações de divulgação científica; supervisão dos
estudantes de doutorado, mestrado e iniciação científica envolvidos nessa
tarefa; participação na análise de dados; produção bibliográfica.
http://lattes.cnpq.br/7862918323925362
Davi Reis Silva (UFMG)
Apoio técnico às ações de divulgação científica, como produção de podcast
e vídeo, publicações regulares nas páginas da pesquisa em plataformas
digitais, sob supervisão.
http://lattes.cnpq.br/1178956793541145
Jane Alexandre Zefanias Mutsuque (Universidade Zambeze-UniZambeze--
Moçambique)
Responsável pela articulação e condução do experimento metodológico em
Beira (Moçambique); participação na análise dos dados; produção
bibliográfica.
Kalynka Cruz (UFPA)
Responsável por articular o experimento didático em escola indígena no
Pará; apoio técnico à equipe no Pará; participação na análise de dados. http://lattes.cnpq.br/1824274302019872
Marcelo Loures dos Santos (Ufop)
Discussão da abordagem teórico-metodológica à luz de sua experiência na
coordenação de projeto de extensão da área de Educação com escolas
públicas em região atingida por desastre ambiental; avaliação de proposta
metodológica de experimento didático em escolas públicas; supervisão da
proposta de formação de professores na área desta investigação, conforme
sua experiência em linha de pesquisa voltada para formação de professores
no Programa de Pós- Graduação em Educação da UFOP; produção bibliográfica. http://lattes.cnpq.br/9545204500515342
PROJETO II
Impactos da inteligência artificial generativa no ecossistema de desinformação: aplicações em educomunicação no contexto pós-digital
Coordenadora geral:
Geane Carvalho Alzamora (Universide Federal de Minas Gerais)
Professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Comunicação Social, membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, membro da Comissão Coordenadora do Programa UFMG de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, membro da Comissão Permanente de Inteligência Artificial da UFMG e membro da Comissão Proponente da Cátedra em Desinformação na Era da Inteligência Artificial do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG. Foi vice -coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG no biênio 2016-2018 e coordenadora do Núcleo de Assessoramento da Pesquisa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG entre 2021 e 2024. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq Nível 2) desde 2013, líder do grupo de pesquisa em Mídia, Semiótica e Pragmatismo – MediaAção (CNPq/UFMG) e cofundadora da Rede de Pesquisa em Semiótica, Interações e Materialidades Midiáticas (Rede SIMM)
http://lattes.cnpq.br/8572132339129140
EQUIPE TÉCNICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Daniel Melo Ribeiro
Doutor em Comunicação e Semiótica, Professor
Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, colíder do grupo de pesquisa Mídia, Semiótica e Pragmatismo (MediaAção) http://lattes.cnpq.br/9470019908330315
Wagner Meira Júnior
Professor titular da UFMG, área de Ciências da Computação. Bolsista de Produtividade Pesquisa CNPq (Nível 1 A), coordenador do Instituto Nacional
de Ciência e Tecnologia de Inteligência Artificial. http://lattes.cnpq.br/90925
87237114334
Aline Margotti
Estudante de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da proponente. http://lattes.cnpq.br/3452389627179505
Diego de Deus
Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da proponente. http://lattes.cnpq.br/4524090739123371
Vinícius Prates da Silva
Estudante de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, sob orientação da proponente: http://lattes.cnpq.br/3999872439115503
Davi Reis Silva
Estudante de graduação em Jornalismo no Departamento de Comunicação Social da UFMG; Bolsista de Iniciação, sob orientação da proponente. http://lattes.cnpq.br/1178956793541145
JÖNKÖPING UNIVERSITY (SUÉCIA)
Renira Rampazzo Gambarato
Full Professor of Media and Communication, School of Education and Communication/Jönkôping University (JU): membro da equipe técnica (pesquisadora brasileira na JU/Suécia) https://orcid.org/0000-0001-7631-6608
Paola Sartoretto
Associate Professor of Media and Communication, School of Education and
Communication/Jönkôping University (JU): membro da equipe técnica (pesquisadora brasileira na JU/Suécia) https://orcid.org/0000-0002-5638-6606
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
Marcelo Loures dos Santos
Doutor em Psicologia Social, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. http://lattes.cnpq.br/9545204500515342
Natalia Moura Pacheco Cortez
Doutora em Comunicação Social, Professora do Departamento de Comunicação Social/Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFOP. http://lattes.cnpq.br/4651228183600220
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Kalynka Cruz
Doutora em Sociologia (EHESS/Paris), Professora da Faculdade de Comunicação Social da UFPA. http://lattes.cnpq.br/1824274302019872
INSTITUTO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
Tiago Barcelos Pereira Salgado
Doutor em Comunicação Social, Professor do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Comunicação Digital do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento.