
Sobre o Confabulando
Aprender a lidar com a desinformação de forma lúdica, crítica e colaborativa. Confabulando é uma proposta didática transmídia para escolas que desenvolve hábitos de leitura crítica, criatividade e investigação jornalística — com jogos, narrativas e atividades mão na massa.
Em novembro/25, dentro da nossa proposta de utilizar a Inteligência Artificial Generativa na perspectiva da sustentabilidade e da construção de conhecimento crítico, solicitamos ao Gemini, por meio da plataforma NotebookLM, para analisar o Confabulando e produzir um podcast informativo sobre a proposta.
Ouça o que disseram os agentes de IA sobre nós:

Quem somos
Somos um grupo de profissionais transdisciplinares dedicados a conectar pessoas e instituições para o desenvolvimento de projetos em múltiplas plataformas, em perspectiva transmidiática.
Atuamos em parceria no Brasil e no exterior para criar soluções de comunicação e narrativas de interesse público.
Nosso trabalho prioriza escolas em comunidades de baixa renda. Por meio de metodologia própria, construímos campanhas educativas fundamentadas nas demandas sociais diagnosticadas por nossos parceiros.
FAQ – Perguntas Frequentes
O que é o Confabulando?
Um projeto educativo que usa jogos e personagens para trabalhar criatividade, leitura crítica e combate à desinformação.
Quem pode aplicar o projeto?
Professores do Ensino Fundamental, em qualquer disciplina.
Quais são os jogos?
-
Definições Poéticas (Fabulosa)
-
Definições Inventadas (Sherlock e Pinóquio)
-
Notícias Reais e Notícias Falsas (Sherlock e Fabulosa)
-
Quem escreveu essa notícia? (Pinóquio e Jornalista)
Quanto tempo dura cada jogo?
De 20 a 40 minutos, adaptável ao tempo da aula.
O que eu preciso para aplicar?
Papel, canetas e, se possível, projetor ou quadro.
Tem custo?
Não. O Confabulando é gratuito para escolas e professores.
Como levar para minha escola?
Entre em contato pelo site e receba orientações e materiais de apoio.
Qual a conexão entre o Confabulando e a Universidade Federal de MG (UFMG)?
Desde 2020 Confabulando investiga como os adolescentes avaliam a consistência e a confiabilidade das informações que consomem e compartilham em conexões digitais. Em sua fase atual prioriza o reconhecimento de marcas enunciativas da desinformação relacionadas ao negacionismo climático e científico, com especial atenção ao impacto da IA generativa nesse cenário. Examina-se formas emergentes de colonialismo digital associadas ao crescente uso social de IA generativa como aspectos que desafiam a sustentabilidade comunicacional por tornarem mais sofisticado e dinâmico o ecossistema de desinformação.
A proposta didática, lúdica e sustentável, integra o projeto de extensão “Educação transmídia para escolas públicas de países de língua estrangeira”, que já realizou, desde 2017, experimentos didáticos em escolas públicas do Brasil, Timor Leste e Moçambique. A metodologia inclui grupo focal com estudantes e entrevistas em profundidade com professores; dinâmica transmídia em ambiente escolar; ampliação do universo narrativo a partir de extensões locais; avaliação por meio de questionários e entrevistas.
Este projeto de extensão se vincula às atividades do grupo de pesquisa Mídia, Semiótica e Pragmatismo (MediaAção). Com apoio do CNPq e da Fapemig, investiga-se como e em que medida a noção de sustentabilidade aplicada à comunicação transmídia pode contribuir para fomentar estratégias educomunicacionais voltadas para o desenvolvimento de ações coletivas que promovam a diversidade cultural, a responsabilidade social e a consciência ambiental em contexto de crise climática.